08 março 2011

Dia Internacional da Mulher

No mínimo curioso essa estória de ‘Dia da Mulher’ sabia?! Sim, porque se formos levar em conta o quanto uma mulher se doa pelo seu lar, sua família, seus amigos, seu trabalho. O quanto ela trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos, do marido,  e de si, entenderíamos perfeitamente e daríamos o devido valor TODOS OS DIAS, e não em um dia específico. Tá, o comércio precisa disso, é legal ter um dia pra ser ‘lembrada’, mas assim como tantos outros feriados que temos, muita gente não sabe de onde veio e tão pouco o porquê da  comemoração da data. Então, aproveitei 'o dia especial' pra fuçar um pouco da  história, pra entender o porque do dia da mulher.. vamos lá?!

 
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUITETURA QUE INSPIRA :: NANAN PATISSERIE NA POLÔNIA

Fotos: NANAN/Reprodução Se tem algo que não passa despercebido pra mim é a arquitetura. Sim, eu fico imaginando mil coisas sobre o que...