ALONGUE-SE

Em 2011 criei a tag 'Welness&Fitness', mas infelizmente não levei adiante, e como pretendo voltar a me exercitar, mergulhar numa vida mais saudável, resolvi retomar com a proposta da tag, que é falar sobre fitness e bem estar. Vou começar falando de algo que muitos não dão tanta importância, mas que trás tantos benefícios, que seria interessante olhar pra essa 'atividade' com um pouco mais de atenção: o alongamento. 

Já parou pra reparar como os bichos quando acordam, se espreguiçam, relaxam todo o seu corpo. Observe um gato se alongando. Instintivamente, eles alongam para manter os músculos tonificados, as articulações flexíveis. Observe como ele sente o alongamento, testa a tensão, relaxa, algumas vezes boceja, concentra-se no alongamento.


Com a gente não é diferente. A primeira coisa que deveríamos fazer ao acordar, antes de pular da cama era alongar, esticar bem a musculatura, deixar o ar entrar e sair com gosto dos pulmões, para só então correr pra matar o leão do dia. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. As pessoas a cada dia que passa, corre contra o tempo, e parar pra alongar, pra muitos é desperdício de tempo. 

Não deu tempo de fazer ao levantar e já realizou várias atividades no dia? Então pare um instante, onde estiver, estique os braços lá não alto, tente fazer o movimento de uma ponte (como se tentasse tocar o calcanhar em decúbito dorsal, de costas)e depois tente tocar os dedos dos pés. Você sentirá cada músculo descontraído. Doeu? Então tá passando da hora de colocar esse movimento em ação mais vezes ao dia (e diariamente, claro).  O alongamento é a mais simples de todas as atividades físicas. Ele é o antídoto perfeito para longos períodos de inatividade e imobilidade.É importante destacar que o alongamento feito a cada hora durante o dia pode ajudar a prevenir a rigidez e dor muscular e fazer você se sentir melhor.


Você pode alongar-se: 


- No trabalho, para aliviar a tensão nervosa;

- Quem trabalha com computador deve está processando alguma coisa, mesmo que somente por 5-10 segundo;

- Sempre que se sentir rígido, dolorido ou cansado;

- Antes ou depois de fazer uma caminhada;

- Pela manhã, logo depois de acordar e à noite antes de dormir;

- Quando precisar de mais energia e

- Sempre que quiser se concentrar e dar o melhor de si.

Onde alongar-se

Você pode alongar-se enquanto trabalha no computador; na mesa de trabalho; no carro, enquanto estiver no assento do passageiro, no ônibus ou no trem, a caminho do trabalho; enquanto fala no telefone; na copiadora; na sala do arquivo ou no bebedouro; em pé ou esperando na fila e Antes de levantar para ir para qualquer lugar.


Aumentar o relaxamento físico e mental, promover o desenvolvimento da consciência do próprio corpo, reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos), reduz o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento a irrigação sanguínea local. Reduz o estresse, reduz a as dores da menstruação, reduz as dores em articulações e músculos e acelera a cicatrização óssea (no caso de fraturas); diminuir a tensão muscular; melhorar a circulação; reduzir a ansiedade, o estresse e a fadiga; diminuir o risco de lesões; e claro, fazer você se sentir melhor, muito melhor!


Resumindo, alongamento corrige a postura, massageia órgãos e aumenta o bem-estar. Então, o que tá esperando pra começar a 'esticar' esse corpo? Vamos desenferrujar essa máquina que tá parada em 3...2...1?! Eu já dei o pontapé inicial. Quero ver vocês...

Créditos: Livro 'Alongue-se no trabalho: exercícios de alongamento para escritório e computador' por Bob Anderson, Jean Anderson

Comentários

Postagens mais visitadas