03 maio 2012

Recebendo visitas em casa - como proceder?!


Meu namorado virá passar o final de semana na minha casa, juntamente de sua mãe e padrasto, para conhecer minha família (tensão define!), e como é a primeira vez que vivo uma situação dessas, fiquei pensando na melhor forma de recebê-los. Aproveitei uma idéia aqui, outra ali, e fiz um pequeno roteiro de como receber uma visita em casa, que servirá tanto pra mim, quanto pra vocês. Vamos lá?!

A hospedagem...
  • Sabe aquela faxina que você está 'pensando' em fazer há dias? É uma boa hora. Organizar a casa com antecedência para receber o hóspede, mostra que o seu cuidado e zelo com quem vai ter em casa por um dia (ou mais).
  • Flores dão um UP numa decoração, seja de que tipo for. Acho bacana escolher umas flores bem bonitas e espalhá-las pela casa, que além de decorar, perfumam o ambiente. Para a casa ficar ainda mais cheirosa, pode-se optar por difulsores (cuidado para as essências fortes, que podem causar efeito contrário).
  • Preparar um cantinho especial para o hospede é vital. Não é porque você não tem um quarto de hóspede que vai deixar de recebê-los não é verdade? Numa situação dessas, vale um sofá-cama na sala de TV ou no escritório. Eu já preparei o meu quarto pro casal (sogra e marido), o da minha sobrinha fica pro boy, e eu dormirei com minha irmã no quarto dela (aqui em casa não tem dessas de dormir com namorado. Regra é regra, fazer o quê?!)
  • Fique atento para itens como roupa de cama limpa, Importante também reservar um espaço para guardarem a mala (caso não tenha um espaço no guarda-roupa para isso)
  • No banheiro, vale lembrar de separar um kit extra de higiene com toalhas limpas (caso não tenha deixado sobre a cama), sabonete, pasta de dente, entre outros artigos de higiene, no banheiro.
    
  • É bom saber um pouco sobre a rotina (horário de alimentação, que dormem e acordam) e principalmente se tem alguma restrição ou preferência alimentar. É simpático preparar um cardápio simples mas caprichado, de acordo com a preferência da sua visita, isso claro, sem que precise atropelar a rotina e dieta dos que vivem na casa.
  • Providencie uma cópia da chave da sua casa. Pode acontecer do hóspede sair sem você,  e nunca se sabe a que horas seu hóspede vai chegar! Nesse caso, é bacana deixar com os hóspedes, guia cultural e gastronômico da cidade, assim como telefones úteis como táxi, farmácias 24h e afins.

E quem não curte um mimo...
  • Quem você está indo visitar alguém, é simpático levar algo típico de sua cidade (um doce, um objeto artesanal, ou qualquer coisa que remeta a sua cidade natal).
  • No quarto onde a visita irá ficar, é bacana colocar uma bandeja próxima a cama (bem posta com lençóis limpos e bem esticados, e uma manta bem quentinha ou cobertor dobrado na parte inferior da cama), com uma jarra (ou garrafa) de água, flores, revistas diversas e bíblia (se for religioso). Um chocolatinho ao lado da cama também cai bem! É bacana deixar esses itens à mão do hóspede que poderá ficar com vergonha de levantar de madrugada para beber água ou comer alguma coisa.

Bom Voyage e Hasta luego...

  • Quando for embora, deixe um bilhete de agradecimento com um belo arranjo de flores naturais (ou algum presentinho que ache ‘a cara’ da visita). Esse é um gesto delicado e nobre.

Acho que basicamente ‘é isso’. Até porque, se mimar demais uma visita, eles não vão querer voltar para suas casas nunca mais, não é mesmo, rs?!

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTO SOLTO