QUE VENHA O FERIADO...


...para que possamos aproveitar bastante para reunir a família, os amigos, passear, se divertir, ou simplesmente descansar, porque feriadão assim, merece não é verdade?! Que possamos nos reunir à mesa para almoçar uma bela bacalhoada (Hummm...), trocar ovos de páscoa (Hummmmmmmmm...), mas não deixarmos de celebrar o verdadeiro significado da data, porque né, muitos acham o máximo um feriado, mas muitas vezes não atentam para o real motivo ou significado do mesmo. A propósito, vocês sabem porque existe a celebração da Páscoa, de onde vem, enfim, seu real sentido?!

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Dada a 'aulinha' sobre o que significa a páscoa, ovos e afins (thank's Wikipédia!), quero aproveitar para desejar um ótimo feriado a todos e uma feliz Páscoa.

Vou ali descansar um pouquinho e no domingo estou de volta ;)

Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas