DICA DO SOMMELIER: O VINHO DO PRECONCEITO


Holla chicas y chicos! Tudo bem?! Final de semana chegando e é inevitável não pensar em se divertir ou mesmo relaxar. E em qualquer uma das opções, uma taça de um bom vinho é sempre uma boa pedida, logo, para fechar a semana com chave de ouro, o nosso querido sommelier, Luiz Augusto nos presenteia com seus ricos conhecimentos sobre vinhos e dá uma super dica. Vamos conferir?? 

O Vinho do Preconceito

Tenho observado, que ao longo de alguns anos, o vinho rose vem sofrendo um enorme preconceito, uma verdadeira rejeição pelos consumidores em geral. Um vinho sem graça, sem sabor, vinho para mulher, essas, são algumas das muitas frases direcionadas aos rosados. 

Nosso primeiro contato com o vinho fino, o vinho de melhor qualidade, é recente, talvez, por conta disso, não tivemos oportunidade de conhecer bons rótulos, principalmente os vinhos rosados, haja visto, esse tipo de vinho era quase que uma exclusividade dos produtores europeus.Alguns exemplos marcaram esse nosso primeiro encontro, como o português Mateus Rosé, o frances Rosé D’Anjou, vinhos de qualidade bem simples. Hoje, além dos fantásticos vinhos roses da Região da Provence, o berço do vinho rose, e de Tavel, na França, temos ótimos exemplares em todo o mundo vinicola. 

O Chile, por exemplo vem apresentando ótimos roses de Cabernet Sauvignon, Carmenere, Syrah, a Argentina, produz excelentes rosados de Malbec, os EUA traz seus típicos roses com a casta Zinfandel, sua autóctone mais expressiva, a Espanha completa a lista com bons roses de uvas Garnacha e Tempranillo, ainda há os de Portugal, Italia, etc...

Assim, penso que já está na hora de começarmos a olhar com bons olhos, este tipo de vinho, pois atualmente encontramos ótimos rótulos em lojas especializadas.

Rose é um vinho que tem glamour, finesse, é deslumbrante, vivaz, de cor chamativa e alegre, lembra casca de cebola, salmão, dependendo da composição de uvas e o tempo de maceração ( periodo em que o liquido fica em contato com as cascas, para ganhar cor e estrutura ) e que deve ser servido a uma temperatura entre 7ºc e 10ºc. Normalmente evidencia aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja, framboesa... É indicado como um vinho de entrada, para receber as pessoas em sua casa, como também para participar na harmonização de diversos pratos.

Acompanha bem saladas, peixes, massas leves ao pomodoro, embutidos salame, copa, pizzas, carpaccios, queijos, salmão defumado, sushi,...

Minha dica hoje é o vinho Viu Manent rose de Malbec, chileno do vale do Colchagua 

     







Saúde e até breve!

Luiz Augusto 
Sommelier 
E-mail: laprj2@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas