15 julho 2013

WELNESS & FITNESS: DESMISTIFICANDO A CELULITE


Tag que vale a pena, a gente não abandona completamente. Pode até falhar - já que falei que iria postar toda segunda-feira, e mesmo depois mudando para uma semana sim, outra não, andei deixando de postar - mas nunca, mas nunca mesmo a abandona por completo. Embora seja formada em Educação Física (vocês estão carecas de saber disso), e tenha assunto pra muitos posts, acabo passando outros na frente e quando vejo, postei atualidades e vou deixando os demais na caixa de rascunho.

Mas enfim, sem mais blá blá blá, vamos ao que interessa? Hoje vim falar sobre algo que deixa o mulherio em polvorosa: a celulite. Atire a primeira pedra a mulher que nunca notou um furinho nos glúteos e/ou barriga. As temidas celulites infelizmente aparecem em 9 entre 10 mulheres (sim, tem uma sortuda no mundo que não tem e jamais vai ter. Ahhh, a genética). E não adianta achar que ela só aparece em quem está acima do peso, porque tem muita mulher magra com os malditos furinhos viu.


Dai você me pergunta: mas o que é celulite? Cientificamente falando chama-se de fibro edema gelóide, que nada mais é que um distúrbio estético, que deixa a pele cheia de furos, furinhos e furões (sim, tem graus diferentes e já já você vai entender). Não se iluda, a celulite não tem 'cura', mas existem diversas formas de melhorar significativamente o aspecto da “casca de laranja”, como por exemplo, uma dieta balanceada associada a atividades físicas e massagens redutoras de medidas.

A celulite subdivide-se em 4 graus diferentes, onde o 1º só é perceptível ao toque e o 4º além da aparência flácida e a presença de furinhos, há dor envolvida. As causas são as mais diversas causas, podendo ser: fator genético, fator hormonal, sedentarismo e ainda má alimentação. Para eliminar a celulite recomenda-se ter uma alimentação equilibrada, evitando principalmente doces, gorduras, refrigerantes e fast food, por exemplo. O sal , por reter líquido, recomenda-se usar o mínimo necessário.

Procure alimentar-se com frutas, legumes, verduras e cereais, e beba bastante água, pois a mesma aumenta a eficácia da microcirculação, facilita as trocas entre as células, e ainda, previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da inflamação provocada pela celulite. A água hidrata os tecidos, purifica a pele, realizando a drenagem natural dos tecidos.

Resumindo: beba bastante água e terás um bumbum dos sonhos...


Dai você se alimenta corretamente, masssss, se não se exercitar, não perceberá grandes mudanças no seu corpo. Portanto, exercite-se, chicas! A prática de esportes ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema cardiovascular e circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento dos furinhos. As atividades que valem a pena investir são as aeróbicas - geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido láctico, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparado com os exercícios anaeróbios -, como a ginástica localizada, e a musculação - que ajudam a eliminar gorduras localizadas e a aumentar a massa muscular, definindo assim os músculos, deixando o seu corpo mais bonito e torneado. E nada melhor que gostar do que o espelho reflete, não?!


Dieta, ok. Atividade física, ok. Tá bom? Claro que sim, mas pode ficar melhor ainda, se você complementar com tratamentos estéticos, como as massagens, drenagens linfáticas, sessões de carboxiterapia, Velashape, radiofrequência, entre tantos que existem no mercado. Eles auxiliam no controle e na prevenção, até porque se você descuidar, todo o esforço de meses, pode ir pelo ralo.

E eu nem preciso dizer que para toda e qualquer dieta, e ainda atividade física, você primeiramente procurar um profissional gabaritado para tal função, não é mesmo? Nada de sair adotando a dieta da amiga, da lua, do chá...., e ainda começando a correr, sem acompanhamento.Pro procedimento estético, a regra é a mesma: procurar um profissional qualificado, fazer avaliação, para só então começar todo e qualquer procedimento. Estamos combinadas??

E todas correndo atrás do bumbum lisinho e durinho, igual a de um neném em 3...2...1!
Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTO SOLTO