19 agosto 2013

WELNESS & FITNESS: POWER YOGA

Não vou arrumar mais justificativas ou desculpas esfarrapadas, uma vez que sempre prometo que vou levar essa tag "Welness& Fitness" a sério, e acabo postando outros assuntos na frente, e com isso, vou deixando assuntos bacanas em segundo plano. Massss, como estou determinada nesse segundo semestre a correr atrás do prejuízo e voltar a me exercitar, (verão já já tá chegando, então "rumbora levantar os caídos", rs), vou procurar, ainda que do meu jeito (afinal esse é o nome do blog, não?), falar mais sobre assuntos relacionados a saúde, fitness e bem estar. E hoje vou falar sobre algo que embora não me identifique com a filosofia, curto demais a atividade em si: Power Yoga

O Power Yoga é mais vigoroso do que o Yoga tradicional. Além das posições básicas do Yoga, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda que geram uma grande quantidade de calor corporal. Esse calor, gerado internamente, promove a transpiração que desintoxica o corpo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidas, permitindo um maior alongamento e flexibilidade. 
Com o corpo aquecido torna-se fácil cuidar do alinhamento da musculatura e articulações criando maior harmonia corporal. Essa harmonia se reflete no nível estético e na melhor utilização do corpo. A respiração consciente é constante durante todos os movimentos gerando energia e disposição. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes aprimorando o intercâmbio entre corpo-mente-emoções.

Muitas pessoas confundem a prática do Power Yoga com culto a alguma religião ou ritual. Na verdade, ela não está vinculada a nenhum princípio religioso ou dogmático, mas à arte e à ciência de trabalhar o corpo e a mente com instrumentos para levar o praticante a conhecer-se a si e seu próprio potencial interno.


Power Yoga não tem contra-indicação, mas recomenda-se ser praticado por pessoas que já fazem alguma atividade e estejam procurando uma maneira mais inteligente e consciente de trabalhar o corpo e a mente. Embora a prática seja vigorosa, qualquer pessoa pode participar desde que esteja disposta a fazer exercícios que exijam um pouco mais de dinamismo. Essa técnica também tem sido utilizada, com ótimos resultados, para melhorar a performance de atletas, bailarinos e praticantes de esportes em geral. 

E sendo uma atividade sem contra-indicações, todos podem participar, desde as grávidas, atletas, artistas, dançarinos, executivos, enfim, todos aqueles que queiram desenvolver um trabalho de aprimoramento pessoal, de preparação corporal e de caráter preventivo. Desde criança a partir de 5 anos até idosos. 

Para as grávidas, o trabalho de respiração é fundamental para o conhecimento de si e do seu corpo em interação com o bebê. Estimula a confiança e segurança necessárias para antes, durante e depois do parto. Para artistas e dançarinos, a prática de concentração corporal, estimula a criatividade e a sensibilidade. 

Os executivos conseguem obter ótimos benefícios no desestressamento da sobrecarga adquirida no dia-a-dia das grandes metrópoles. Os atletas adquirem uma ótima performance no trabalho da concentração esportiva, alongamento, força e prevenção de lesões. As crianças, adquirem uma ótima capacidade de concentração , auto-confiança e saúde, transferindo para a vida no cotidiano da escola e em outras atividades. Também os idosos, sentem um profundo bem-estar, disposição, agilidade, mobilidade , tornado-se pessoas independentes e saudáveis no dia-a-dia.


Embora eu nunca tenha praticado nenhuma aula de ioga, como falei anteriormente, me identifico, e uso algumas posições diárias para alongar o corpo e acreditem, funciona mesmo, uma vez que dependendo do quanto você alongar, mais músculos e articulações colocará no seu devido lugar (vai me dizer que vocês andam e sentam corretamente as 24h do dia?! Eu admito que eu não!).

E como toda atividade, o Power Yoga também proporciona alguns benefícios, que são:
Desenvolve o tônus muscular, fortalecendo todo o corpo.
Alonga os músculos devolvendo agilidade aos movimentos.
Amplia a capacidade pulmonar.
Harmoniza o sistema endócrino.
Reduz o estresse.
Aprimora o alinhamento postural.
Melhora a circulação sangüínea.
Aumenta a resistência física, equilíbrio e consciência corporal.

E ai, gostaram? Se animaram? Um ótimo incentivo para começar bem a semana não?!Caso tenha esclarecido dúvidas que por ventura tinham, agora é procurar o espaço mais próximo de sua residência para pôr em prática tudo isso que foi falado. Vamos lá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLEÇÃO LIMITED CRIS BARROS PRA INSPIRAR!

Fotos: Reprodução Sou apaixonada pelo trabalho da Cris Barros. Sempre inovando, sua coleção a cada estação é singular e inspirador...