14 junho 2016

DICA DA LU :: COMO CUIDAR DA JAQUETA DE COURO

Fonte: Comotirarmancha.com

O inverno logo estará batendo a nossa porta, embora o frio já tenha chegado bem antes. E com a temperatura tão baixa, é hora de tirar as roupas de frio do armário. A jaqueta de couro é uma delas. A peça remete a elegância e bom gosto, mas precisa estar bem conservada. O couro, por ser um produto natural, os fabricantes de vestuário mantém e conservam essas características naturais. O couro necessita de limpeza de forma periódica, para hidratá-lo e conservá-lo por mais tempo, afinal, peças de couro são caras, então precisamos ter hábitos para prolongar a vida da roupa.

Muitas pessoas guardam peças de couro da forma incorreta. Dobrar é a delas. O couro precisa de "respirar", por isso não guarde em lugares muito fechados, uma vez que a falta de ventilação pode ocasionar na perca de cor, e a peça acabar ficando com uma aparência de velha e mofada, sem contar que, sendo armazenada desta forma irá começar a se desfazer. Falo por experiência própria.

Moro numa cidade onde faz calor praticamente o ano inteiro, logo, o uso de roupas de couro são dispensáveis. Por conta disso, deixei uma jaqueta dentro do guarda-roupa por meses e quando fui tirar para usar numa viagem onde estava bem frio, a surpresa (desagradável, por sinal), estava se desfazendo. Não tinha o que fazer, além de me lamentar e me desapegar.


Não tem mistério os cuidados com a jaqueta. Em casos de manchas mais leves na superfície do couro, faça a remoção da mancha com um pano úmido e limpo. Jamais use produtos de limpezas com óleos, detergentes, álcool, se a peça estiver com manchas de mofo, use um pano úmido de algodão e uma flanela limpa para remove-la. Rachaduras ou trincas no couro é um dano permanente.

Para evitar que isso aconteça pode aplicar na peça em pouca quantidade graxa, glicerina ou óleo, a graxa é a mesma incolor que usamos para sapatos. Existem também outros produtos com valor mais elevado que fazem o condicionamento do couro. Trabalhei em uma loja de bolsas e calçados, onde usávamos creme hidratante e até mesmo "fios e pontas" (cabelos) para hidratar o couro. Acredite, funciona de verdade!

Poeira também é um problema que aumenta a chance do aparecimento de manchas, principalmente ser ele tiver esquecido por muito tempo dentro do seu guarda roupa. Para fazer a remoção de forma correta da poeira você deve usar um pano suave limpo ou até mesmo uma espoja, esfregando suavemente toda a área manchada. Caso a mancha não saia, tente fazer o mesmo procedimento mais utilizando detergente neutro.

As manchas como suor e qualquer tipo de produto que cair na sua jaqueta é preciso que ser faça a remoção do excesso, e ai sim junto ao um pano limpo é a um detergente neutro faça a limpeza de forma delicada, porque se esfregar você irá perceber que o couro sofrerá rachaduras.

Depois da limpeza, aplique um produto especifico para protetor de couro, esses produtos encontra-se facilmente em sapatarias ou lojas que vendem peças de couro. O couro é como ser fosse um pele, ser não hidratada fica seca é ai começa a dar aquelas rachaduras que danificam de vez a sua peça, caso não encontre nenhum produto no mercado especifico para isso, use seu próprio hidratante mesmo.

O mais importante é o cuidado. Siga essas dicas que sua jaqueta irá durar por muito mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLEÇÃO LIMITED CRIS BARROS PRA INSPIRAR!

Fotos: Reprodução Sou apaixonada pelo trabalho da Cris Barros. Sempre inovando, sua coleção a cada estação é singular e inspirador...