08 junho 2016

DICA DA LU :: COMO TIRAR MOFO DAS ROUPAS


Não sei vocês, mas não tenho o hábito de deixar as portas do quarto ou guarda-roupa abertos para entrar ventilação. Deveria, mas não faço sempre, admito. Como a temperatura caiu bastante nos últimos dias, fez-se necessário tirar as roupas de frio do armário, e qual não foi minha surpresa, que encontrei algumas peças com cheiro ou mesmo mofadas. 

Fiquei preocupada, claro. Além da questão estética, a retirada das de mancha de mofo é de extrema importância para a nossa saúde, pois, elas podem causar alergias, coceiras, erupções e até mesmo algumas doenças de pele, por isso, é importante recuperar a roupa mofada prontamente. 

Fiquei apreensiva num primeiro momento, mas depois recorri ao nosso velho e bom "google" e encontrei várias formas de resolver o problema. Não pensei duas vezes em compartilhar algumas dicas bem práticas e fáceis de serem utilizadas, de como tirar mancha de mofo ou bolor das roupas, com produtos caseiros, que todo mundo tem em casa, sem ter tanto trabalho. Vamos la?!

* Deixar de molho na água sanitária e depois lavar
Uma primeira maneira de retirar o mofo de qualquer peça de roupa, é deixar a roupa de molho na água sanitária de duas a três horas, dependendo do tempo em que a mancha ali esta, para depois, lava-la normalmente. Para não manchar a roupa, dessa vez, com a água sanitária, aconselha-se acrescentar meia xícara de água sanitária para cada1 litro de água, assim, a agua sanitária fica bem diluída e evita-se que ela mesmo acabe manchando a roupa.

*Aplicação de vinagre
O vinagre é um santo produto para retirar manchas e ele serve também para tirar bolor da roupa. Assim, deve-se colocar a roupa em uma vasilha normal e adicionar um copo de vinagre do tipo branco para 1 cada litro de água e deixar as roupas com mofo de molho durante uma ou duas horas. Depois desse tempo, deve-se lavar a roupa normalmente, com sabão em pó e observar se a mancha saiu, caso não tenha sido removida, faça todo o processo novamente.


*Combinação entre vinagre e bicarbonato de sódio
Outro método, o qual, pode ser bem eficaz para retirar mancha de mofo de uma roupa é a junção entre vinagre e bicarbonato de sódio. Com uma colher de bicarbonato e um copo de vinagre, aplique essa solução em cima da mancha deixe-a lá por cerca de dez minutos e depois esfregue com uma escova, até que a mancha seja removida por completo.

*Suco de limão e sal
Uma outra opção super fácil de ser aplicada para retirar esse tipo mancha é a mistura de suco de limão com sal. Para isso, junte o suco de limão com a sal até formar uma massa concreta e aplique-a em cima da mancha, deixe secar e absorva as esporas de mofo, que restarem na roupa. Após esse procedimento, basta lavar a roupa com sabão em pó, que a mancha deve sair.

*Combinação entre sol e álcool
Para as roupas de couro que estiverem manchadas por mofo, uma boa solução para retira-las é a combinação entre o álcool e o sol. Primeiro deve-se esfregar a roupa com uma escova suave, para não danificar o tecido, depois, deixa-la exposta ao sol por alguns minutos e por fim, esfregar a mancha com um pano que tenha quantidade iguais de álcool e água. Depois de tudo isso, basta deixar secar a sua roupa ou bolsa de couro e ela estará livre das manchas de mofo.

Leite frio
Pode até parecer estranho, mas, esfregar a roupa utilizando um pano umedecido com leite frio é bastante eficaz, basta esfregar por dez minutos e depois limpar com água, que o mofo deverá sair.

*Fubá
A utilização de fubá para retirar bolor da roupa, somente deverá ser utilizada quando a mancha for vermelha, já que, nos outros tipos de cor, essa técnica não funcionará. Então, quando sua roupa estiver com um mofo avermelhado, deve-se mergulhar ela em água com um punhado de fubá deixando ferver por algum tempo. Depois de 10 minutos, recomenda-se enxaguar a roupa e deixá-la exposta ao sol por alguns minutos, isso deve ser suficiente para o remover todo o mofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLEÇÃO LIMITED CRIS BARROS PRA INSPIRAR!

Fotos: Reprodução Sou apaixonada pelo trabalho da Cris Barros. Sempre inovando, sua coleção a cada estação é singular e inspirador...