04 agosto 2017

DOCUMENTÁRIOS SOBRE VINHOS NO NETFLIX

Fotos: Reprodução

Não sou nenhuma exímia conhecedora de vinhos, nem tão pouco sonho em ser uma Sommelier, mas devo confessar que desde que comecei a preparar "jantar a dois", que passei a me interessar mais pelo assunto.

Não é só beber por beber, é saber o que está ingerindo, conhecer a história por trás de cada rótulo, uva usada (plantio e colheita), o armazenamento, enfim... e nessas buscas cada vez mais profundas (sic!), que me deparei com alguns documentários incríveis no Netflix e não resisti em falar aqui.

Só digo que se aprecia um bom vinho, vale muito a pena assistir!!


Soom: Lançado em 2012, ele narra a dura preparação de candidatos ao exame da Court of Masters Sommeliers (MS), uma qualificação equivalente ao título de Master of Wine (MW). O documentário acompanha o esforço de quatro jovens americanos que necessitaram de milhares de horas de degustações e profundo estudo da prática e teoria do vinho, na tentativa de alcançar o cobiçado prêmio: um broche (pin) com a inscrição Master Sommelier! Tenso, porém delicioso de ver!



Somm Into the bottle (Sommelier: dentro da garrafa): Vinicultores e sommeliers mergulham nos mistérios do vinho e abordam desde sua deliciosa história até os modos de fabricação e comercialização. Somm Into the bottle é a segunda parte do documentário "Soom", que falei acima. O ambiente é muito mais agradável e relaxado que na tensa primeira parte. Dlynn Proctor, Brian McClintic, Ian Cauble e Dustin Wilson, candidatos bem sucedidos e detentores do título de Master Sommelier, se dividem para contar as ricas histórias que envolvem o vinho: os vinicultores, as safras, os custos, as guerras e muito mais. 



Sour Grapes: Confesso que estou até agora "em choque" com esse documentário de vinhos, que aborda o maior escândalo de falsificação da bebida da história. Quando começa a assistir, você viaja no quanto de conhecimento (e dinheiro) gira em torno desse universo, principalmente com uma pessoa tão jovem. Mas nem tudo são flores e nesse documentário que tem uma mistura de drama e investigação, você percebe o quanto o ser humano pode ser convincente no que quer fazer e principalmente, em quem quer ser. 


A Year in Burgundy: Esse documentário mostra como funciona tudo numa das mais importantes regiões vinícolas do mundo, a Borgonha. Do plantio à vinificação, dá para ter uma ideia da complexidade dessa indústria. Tem também o A Year in Champagne, que segue a mesma linha, só que voltado para os espumantes mais famosos do mundo.

Fantástico não? Eu confesso que estou mais encantada com esse universo que nunca. Trouxe alguns registros para atiçar sua curiosidade também. Resista se for capaz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTO SOLTO