30 agosto 2017

PIXEL :: ARTE ATRAVÉS DA DANÇA

Sou vidrada em artes de qualquer espécie, mas é a dança que realmente faz meu coração disparar (ou parar por alguns instantes). A dança é a arte do movimento do corpo, geralmente ritmicamente à música, usando passos e gestos prescritos ou improvisados. "Uma dança" é qualquer sequência prescrita de tais movimentos, ou a música a que é realizada, ou um evento em que ocorre.

A dança também pode ser considerada como uma forma de comunicação não-verbal reconhecível em outros animais. Em danças de abelhas e padrões de comportamento, como danças de acasalamento. A dança pode ser categorizada e descrita de várias maneiras. Pode ser analisado puramente por sua coreografia, seu repertório de movimentos, ou pode ser classificado de acordo com local de origem. No entanto, o estudo revela muitas semelhanças genéricas em muitos momentos e lugares diferentes.

Além de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora. Quem dança, garante ao corpo a liberação de hormônios do prazer como a serotonina e dopamina, que trazem a sensação de alegria e bem estar. 

Com toda essa explicação, dá para entender porque ver performances como "Pixel" de Mourad Merzouki, Claire Bardainne e Adrien Mondot me tocam profundamente. 

Já fiz jazz na adolescência (embora sonhasse com o balé) e direta e indiretamente sempre estive envolvida com dança de um modo geral. Amo e acho que seria uma ótima dançarina, sem falsa modéstia. Aperte o play e entenda o porque de ter ficado tão impactada pela apresentação desse grupo:


Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTO SOLTO