08 novembro 2017

DICAS PARA LONGEVIDADE

Fonte: Leblog

Os anos vão passando, a vida vai acontecendo, e todas as prioridades vão se voltando cada vez mais para a saúde. Uma vida longa e saudável é o que todos almejamos. Para ajudar nessa caminhada de cuidados com o corpo, compartilhamos algumas dicas do Dr. Otávio Gebara, Cardiologista do Hospital Santa Paula.

Graças aos avanços da medicina, a longevidade da humanidade tem aumentado progressivamente. A expectativa de vida da população brasileira aumentou mais de 20 anos nas últimas décadas, e hoje, esta por volta de 74 anos, em média. Dizem que a pessoa que vai viver até os 150 anos já nasceu em algum lugar do mundo.


Como foi conseguido tal avanço? Isso se atribuiu ao controle de doenças infecto-contagiosas (vacinas e antibióticos), e controle de doenças cardiovasculares. De fato as doenças cardiovasculares aumentam com o envelhecimento, mas a boa notícia é que com o controle de fatores de risco tais como a pressão alta, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo e orientação dietética adequada, conseguiu-se grande redução de infarto e acidentes vasculares cerebrais. A crescente obesidade vem na contra-mão da história e pode causar grandes problemas de saúde.


O câncer ainda desafia a medicina, pois o tratamento conseguiu aumentar a chance de cura e a longevidade, mas o número de casos novos ainda é crescente.

O mapeamento genético esta ganhando terreno como uma poderosa ferramenta que vai permitir mapear a tendência a doenças futuras, e quem sabe, também atuar na prevenção ou tratamento mais individualizado delas. O futuro está chegando, e rápido.


Por enquanto vamos ao que realmente funciona em todas a idades:

-Estilo de vida saudável (alimentação e atividade física regular),

-Exames periódicos para identificar fatores de risco e atuar sobre eles com orientação profissional

-Cuidar de forma inteligente do tempo (fazer coisas de que gosta e ter tempo para lazer).

-Ter um bom médico que acompanhe sua vida ajuda muito.

-Pílulas que prometem a cura de todos os males ainda não exisem.

Amar a vida sem dúvida é fundamental para ser eternamente jovem (de corpo e alma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E PRA TERMINAR BEM A SEMANA...

Ando numa fase de desligar todo e qualquer aparelho, para me conectar comigo mesma. As vezes é bom fazer esse detox de redes sociais. Bom p...